O intercâmbio de jovens "Rural World" foi um projeto europeu organizado pela Associação Desportiva, Cultural e Social de Aldeia de S. Sebastião, que se realizou entre os dias 22 e 30 de Outubro 2024 em Aldeia de S. Sebastião.  

Este intercâmbio contou com jovens de 6 países diferentes: Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Turquia e Lituânia.
O projeto Rural World nasceu com o propósito de revitalizar as áreas rurais, capacitando jovens com ferramentas digitais e empreendedoras para enfrentar o despovoamento e construir um futuro sustentável.
Durante o intercâmbio os participantes exploraram soluções digitais voltadas para o empreendedorismo sustentável no campo, desde o desenvolvimento de startups tecnológicas até o uso de ferramentas digitais para impulsionar o comércio.
Para encerrar o projeto, organizou-se o Festival RuralTech, que celebrou o encontro entre tecnologia e tradição. Os jovens apresentaram os projetos desenvolvidos no intercâmbio, com inovações para melhorar a qualidade de vida no meio rural. À noite, o festival contou com um animado magusto, onde a comunidade local e os participantes desfrutaram de castanhas assadas e música ao vivo, promovendo um momento de convívio e celebração da cultura local.
O grupo participou em atividades culturais ao ar livre, incluindo visitas à histórica vila de Almeida, ao Museu da Paz em Vilar Formoso e a Castelo Bom. Também desfrutaram de um emocionante dia de canoagem e caminhadas ao longo do rio Côa, explorando as belezas naturais da região.
O projeto Rural World deixou uma marca profunda nos participantes, mostrando como a inovação digital pode transformar o futuro das zonas rurais sem perder o espírito das tradições.
A ADCS Aldeia de S. Sebastião, contou com o apoio fundamental da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, financiadora do projecto, que mais uma vez delegou competências para a execução deste tipo de projetos.
Contámos também com a colaboração e parceria da Câmara Municipal de Almeida, na boa agilização da visita guiada à Vila de Almeida e também ao Memorial aos Refugiados e ao Cônsul, Aristides Sousa Mendes em Vilar Formoso.
Foram parceiros também a Junta de Freguesia de Castelo Bom, o Centro Comunitário da Aldeia de S. Sebastião e a Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda.
A seleção e o envio dos participantes ficou a cargo das Associações parceiras Internacionais que apoiaram a dinamização das atividades e na disseminação dos resultados alcançados com este projeto.
A todos os que participaram e colaboraram neste intercâmbio, a ADCS, agradece reconhecidamente a ajuda prestada.
 
 
Back to Top